segunda-feira, 5 de março de 2012

Torta de Chocolate da Minny


Feliz Ano Novo!!! As festas de fim de ano passaram e o Carnaval também!!! Enfim o ano começou de verdade!!! rsrs
Estou sumida, eu sei, a vida tá bem corrida.
Comecei um novo negócio ano passado, fiz o Enem e passei, caramba, 20 anos sem estudar e passei para a carreira que estava decidida, e a nota nem foi tão baixa quanto eu imaginei que seria.
Então no segundo semestre serei caloura em Biblioteconomia. Unirio aí vou eu!!! rsrs

Enfim, no Carnaval tentei fazer uma maratona do Oscar, mas confesso que só consegui ver dois filmes: A Invenção de Hugo Cabret e Histórias Cruzadas, ambos muito recomendados!!! Ganharam merecidamente seus Oscars, mas mereciam ter ganho mais, pena que não dá para dar dois de melhor atriz, três de melhor filme, mas faz parte não é mesmo. rsrs

A receita de hoje é inspirada na torta de chocolate da Minny, uma das personagens do filme Histórias Cruzadas. E essa torta tem uma grande importância na história, mas não adianta que nem sobre tortura eu conto. Vão ter que assistir o filme!!! kkkk


  Octavia Spencer ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante merecidamente!!!


Desde que assisti o filme e vi a torta de chocolate fiquei com água na boca, e comecei a caçar loucamente a receita. E não é que encontrei a receita em um blog que sigo apaixonadamente. Eu fico aguando sempre que uma receita nova é postada. Estou falando do blog A Cozinha Coletiva, do Richie. Além das receitas, ele também dá ótimas dicas de como adaptar a receita quando a gente não tem algum ingrediente. Adoroooo.

Enfim, vamos a receita!!!!

Torta de Chocolate da Minny



Massa:

250 g de farinha de trigo
150 g de manteiga
75 g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal (caso a manteiga seja sem sal)
Misture todos os ingredientes e espalhe a massa em uma forma de 22cm de diâmetro. Cubra o fundo e a lateral. Faça furos com um garfo em toda massa e leve ao congelador durante o tempo de fazer o recheio.

** Confesso que a massa ficou meio grossinha, e eu prefiro a massa mais fininha, então dá pra deixar de lado um pouquinho da massa e o que sobrar pode virar um delicioso biscoitinho, é só colocar um pouco de raspa de limão.

Enquanto prepara o recheio preaqueça o forno a 180 graus.

Recheio:
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado
3 colheres de sopa de cacau em pó de boa qualidade (confesso que coloquei 5 colheres)
1/4 de xícara de manteiga derretida
2 ovos levemente batidos
1/4 de colher de chá de sal
3/4 de xícara de leite evaporado**
1 colher de chá de extrato de baunilha.

** O leite evaporado fiz do jeito que o Richie indicou, coloquei 1 xicara de leite de caixa e 1 xícara de creme de leite fresco, levando ao fogo baixo até reduzir bem, deu uma boa engrossada, o que deu exatamente 3/4 de xícara de leite evaporado.

Em uma tigela misture o açúcar, o cacau e a manteiga derretida. Adicione os ovos e bata na batedeira por 3 minutos. Adicione o sal, o leite evaporado e a baunilha e misture.
Retire a fôrma com a massa do congelador e coloque o recheio. Leve ao forno por 45 minutos.

**Durante o tempo de cozimento se você notar que as beiradas da massa estão ficando douradas rapidamente, proteja-as com papel alumínio e continue assando, até o recheio ficar firme nas bordas mas mole no meio.
Deixe esfriar completamente.
Você pode servir a torta em temperatura ambiente ou gelada, coberta com creme de leite fresco batido.

Confesso que esqueci a torta no forno e passou dos 45 minutos, ficou 15 minutos a mais. Desta forma, a textura está um pouco mais firme do que a da foto do Richie, porém o sabor ficou maravilhoso!!!

Ah! Não sei o que foi que fiz de errado mas o meu creme de leite batido não deu certo, ficou molenga demais, mesmo assim eu coloquei na minha torta, mas para ficar mais bonitinho na foto, eu coloquei uma bola de sorvete, também comi assim e ficou uma delícia!!!

Uma boa e doce semana para todos!!!
Beijussssss

Um comentário:

  1. Oi Jana, tudo bem?
    Que legal q vc fez a torta! Ficou linda, com a bola de sorvete por cima!
    Mto obrigado por testar e por comentar aqui do blog, fiquei super feliz!

    bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e seu comentário!!!

linkwithin

Related Posts with Thumbnails